terça-feira, 6 de março de 2012

Discurso de Formatura - Arquitetura

Bom, neste sábado ocorreu minha formatura e eu fui a oradora. Como muitos gostaram, principalmente meu pai ... segue o mesmo abaixo.


DISCURSO DE ORADOR: VERIDIANA LAUTENSCHLAGER MOTTA
ARQUITETURA E URBANISMO – IPA 2011/02

Presidente do colegiado Prof. Mestre Marcos Miethicki, demais autoridades presentes. Prezados formandos, paraninfos, parentes e amigos, boa noite!"

Sinto-me muito honrada e feliz por estar representando o curso de Arquitetura e Urbanismo do IPA, sendo esta a terceira turma de arquitetura a se formar por esta universidade.

Este momento é a realização de um sonho para todas nós, que durou 5anos, 8anos ou mais.  Parecendo que foi ontem e ao mesmo tempo em que durou uma eternidade, com noites mal dormidas ou simplesmente sem dormir, madrugadas a base de café, Coca-Cola e chimarrão. Muitas festas na casa da Lili e também muitas noites de projetos e maquetes.

Agradecemos a Deus, o arquiteto do universo, por caminhar sempre conosco e muitas vezes nos carregar no colo.

A nossas famílias, pais, filhos, esposos, namorados, irmãos, cunhados, afilhados e amigos, que sofreram muitas vezes com a nossa ausência, com nossos ataques de choro e desespero, com nossa alegria a cada etapa cumprida, estando lá nos encorajando a seguir em frente, nos estendendo a mão, muitas vezes para colar uma maquete, O nosso muito obrigado, pois vocês foram e sempre serão nosso porto seguro,  que apoiaram e ajudaram nesta conquista.

Aos nossos mestres e hoje colegas, muito Obrigado, obrigado por passarem o conhecimento técnico e experiência nessa profissão que é tão abrangente, Obrigado por acreditar em nós.

Hoje olhamos para trás como uma superação e para frente, como um desafio em conquistar nosso lugar ao sol, a conquistar clientes e realizar projetos de vida.

Como diz Renzo Piano, todo arquiteto deveria viver 200anos, 100anos para aprender e a outra metade para aplicar o que aprendeu, pois é uma disciplina muito difícil, Obriga ser um pouco construtor, um bom artista, um bom sociólogo e um bom historiador. Muitas coisas boas ao mesmo tempo.

Então Caras colegas, que sejamos muitas coisas boas ao mesmo tempo! Agora é por em prática, já que não sabemos se iremos viver 200anos.

Boa noite!

Nenhum comentário: