quarta-feira, 24 de março de 2010

arquitetortura .. AMO ³

O Curso

A faculdade dura ao menos 5 anos, mas não pense que o curso é um mar de rosas, pois desde o primeiro período você vai virar noites e noites debruçadas numa prancheta. E sim, você vai querer comprar uma mega prancheta, que 3 períodos depois ela vai mofar no canto do seu quarto, porque afinal, AutoCad é o nosso melhor amigo! Não conheço UM arquiteto que não ame o Autocad. Outra coisa importante, você vai gastar uma grana com “material escolar”, não com livros, mas sim equipamentos pra você desenvolver o traçado. De Caran D’Ache a esquadro de acrílico.



Matérias

O primeiro dia de aula aprende a fazer letra-de-arquiteto, pois com ela você é obrigado a escrever de acordo na plantas da vida e é uma letra fofa! Além disso, todo período tem uma matéria de projeto, onde você começa fazendo uma casa, depois uma escola, hospital e vai ficando mais puxado e detalhado. No último período, nada de monografia, um projeto final à sua livre escolha.
Mas não pense que tudo é criativide, existem matérias chatas tipo Estática, Isostática, Instalações, Resistência dos Materiais e Fundações. Se você não ama cálculos, ou reveja seus conceitos ou se dedique dobrado, pois é muito difícil, mas nada desesperador.

Orgulho de ser arquiteta(o)

Não ache que todo arquiteto é como o Jorge da novela das 8, aliás ele é o exemplo clássico de arquiteto caricato, porque na vida real a gente rala MUITO, com capacete na cabeça e nenhum apelo fashion. Agora um fato comum, não confunda arquitetura com decoração de interiores, na minha faculdade, tive apenas uma matéria de interiores e foi bem básica. Arquitetura é mais complexa e talvez você nem saiba as técnicas do feng shui, porque isso NÃO dá na faculdade.

Quanto aos engenheiros, eles são uma raça! Totalmente (des)necessários, rola muita rixa, mas no final somos todos iguais, você vai ouvir piada de engXarq, mas no final, provavelmente você vai se casar com um deles. ( Eu casei com um Economista hehehe)



Mercado de Trabalho

Enquanto estagiário, são inúmeras oportunidades que você descola nos murais da faculdade ou até mesmo no Catho. Depois que você se forma é que complica, você tem que se “filiar” ao CREA, que é o conselho da nossa área (e dos engenheiros), mas não precisa fazer prova, apenas pague uma generosa anuidade.

Se você tiver um bom networking pode tentar a difícil arte de ser freelancer e trabalhar por conta própria em reforma ou interiores. Caso queira ser uma funcionária, a área tem dois ramos bem diferentes de atuação: Escritórios de Arquitetura ou Construtoras.

Escritórios de arquiteta: O lado bom é que você vai conviver com gente jovem e vai exercer um pouco mais da sua criatividade, mas o lado negativo, salvo raras exceções, é que você não vai ganhar bem e eles não vão pagar o piso do sindicato (8 salários e meio) e você pode virar noites detalhando marcenaria.

Construtoras: O lado bom é que você tem to-dos seus direitos, tem muita segurança e estabilidade profissional, além do fato de você conviver com pessoas experientes e vivenciar grandes obras. O lado negativo é que se você não vigiar, pode mudar de profissão e ir pra alguma área burocrática demais pra sua criatividade.

Fonte: Blog http://www.fashinismo.com.br/

2 comentários:

Deise Soares |arquiteta| disse...

Otimo post!! revivi meus anos de faculdade!! A mesa já era a tempos...uso datacad direto, não abandonei o lapis pra lançar os projetos, aprendi a escrever como arquiteto, orgulho qd alguem me perguntou vc é arq...so pela letra!!! linnddoooo!! rsrsrs vai entender ne! ahh nada de decoração na facul de arquitetura!!longo engano, é bom lembrar o pessoal!!!

Very Well! disse...

Aiiiii eh mesmo neh ...

Bjuss!!!